julho 29, 2009

ESCOLAS PUBLICAS

PONTOS TURÍSTICOS


A Cidade de São Miguel de Taipu é citada na rota do Turismo por se tratar de uma cidade que serviu de rota dos visitantes ilustres que visitava o Engenho Outeiro, Corredor e Pilar. Por ter São Miguel de Taipu em suas terra 6 engenhos o que o torna mais visitados. Nossa terra serviu de cenários filmes e documentários muitos importantes entre eles podem citar:Livro Menino de Engenho , filme Fogo Morto e Bagaceira (Soledade), segundo narra o senhor Geraldo Soares dos Santos que participou como figurante de um desses filmes que foi filmado no Engenho Outeiro nos anos 70.
Aqui é possível viajar nos tempos dos engenhos, que fizeram encravar o período da civilização açucareira e da boa cachaça produzidas pelos engenhos. Ver de perto o cenário do Engenho Itapuá, o Lagoa Preta, O Outeiro, O Engenho Novo, o Engenho Taipu e o Engenho Maravalha. Sendo o Maravalha muito visitado pelas senhoras dos engenhos vizinhos por causas das noticias que vinha da capital. O turista é envolvidos pela excelente hospitalidade, durantes as nossas festas mais tradicionais que são realizadas nos meses de janeiro e setembro.

Cachoeira no Rio Uma no Engenho Taipu

A Cidade de São Miguel de Taipu oferece os seguintes atrativos turísticos para visitação conhecendo um pouco de suas histórias:
A Cachoeira do Rio Una é visitada pelos jovens no período de inverno, sendo sua água doce, comenta-se que era nessas pedras que os escravos de Taipu tomavam banhos e lavava as roupas da senzala, nesse lugar era dentro da mata fechada para chegar até lá vinha por trilha, comenta-se que o dono do engenho levava para essa cachoeira as negas da senzala para ai lhe seduzir como era como nos engenhos antigamente, pois a mesma fica muito próxima do Engenho..

ATRATIVOS HISTÓRICOS E CULTURAIS

Praça Central Praça do Cruzeiro = Ruínas da Fazenda Maravalha = Engenhos (Taipu, Novo, Outeiro, Itapuá) = Fazenda Lagoa Preta = Festa de São Sebastião = Lapinha = Bumba-meu-boi = Cirandeiro= Cruz da Matinha Igreja Matriz = Cruz da Moça = Visita às capelas